Sua Dúvida #18 – Lustre em MDF com Detalhe Helicoidal no Fusion 360
Esta apostila é um guia complementar ao vídeo correspondente no canal do Professor Secco no YouTube.
Hoje vamos responder a uma dúvida surgida em um grupo do WhatsApp que foi solucionada pelo Thiago Sá da Magic3D.
Neste vídeo vamos ver como modelar um lustre feito de placas de MDF e com um detalhe helicoidal como visto na imagem:
Para criar este detalhe em um cilindro, vamos utilizar o Sheet Metal.
Agora vamos fazer um sketch de um arco de circunferência com 359° (ou com uma abertura de 1° e diâmetro de 200mm no plano XZ (Top):
Antes de criar a primeira chapa utilizando este sketch, vamos configurar as regras do Sheet Metal para usarmos uma chapa de 5mm de espessura.
Clique no ícone Sheet Metal Rules:
Vamos criar uma nova regra já que não temos uma com chapa de 5mm, esta regra será baseada em uma já existente.
Para isso clique com o botão direito sobre a regra Steel (mm) e selecione New Rule. Se no seu Fusion 360 não existir esta regra, você pode usar qualquer outra, o que importa é termos uma regra que defina a utilização de chapa de 5mm.
O único parâmetro que precisamos alterar é o espessura (Thickness), como este não é um projeto de peça em chapa não precisamos definir os valores dos outros parâmetros, apenas vamos utilizar os recursos do Sheet Metal para criar o lustre que queremos.
Mude o nome da regra para Lustre 5 mm e clique em Save.
(Observação: Faltou aplicar a regra, correção no final do vídeo)
Feche a janela Sheet Metal Rules.
Clique Flange para criarmos uma chapa usando o sketch:
Selecione o sketch e defina:
- Distance = 250
- Thickness = Side 2
- Direction = Symetric
- Clique Ok
Com isso criamos um cilindro com espessura de parede de 5mm e 500mm de comprimento.
Agora vamos criar o detalhe helicoidal.
Para isso, precisamos planificar este cilindro primeiro com o comando Unfold.
O comando Unfold precisa de uma face plana como referência para planificar uma ou mais dobras da peça. A parte cilíndrica deste modelo é considerada um dobra.
Dê um zoom para visualizar o corte:
Para isso vamos criar um Extrude de 1mm a partir de uma das faces de corte da abertura.
No grupo Modify, selecione Unfold:
Como referência em Stationary Entity, selecione a face externa do extrede que acabamos de fazer e ative Unfold all bends:
Agora vamos modelar o detalhe que ficará helicoidal quando voltarmos a peça à forma cilíndrica.
Vamos criar um volume na face de trás da chapa por Loft.
Começaremos com este Sketch na face posterior da chapa:
Crie um plano paralelo ao plano da borda vertical da chapa passando pelo ponto inferior do Sketch:
Crie outros dois planos repetindo o mesmo processo e passando pelos pontos médio e superior do Sketch.
Vamos criar os Sketches para o Loft.
Extremidades:
Ponto médio:
Agora vamos criar o Loft unindo estes 3 perfis usando a opção Direction nos perfis 1 e 3:
Vamos voltar à forma cilíndrica, para isso basta clicar no ícone Refold Faces.
Vamos remover o pequeno trecho plano criando um Cut por Extrude utilizando uamas das laterais do trecho:
O modelo está pronto para ser “fatiado”, ou seja, criar cortes longitudinais em torno do eixo do cilindro para criar as chapas de MDF que formarão o Lustre.
Se dividirmos o desenvolvimento externo do cilindro pela espessura da chapa de MDF (que será de 5mm) será igual a aproximadamente 126, sendo 63 chapas e 63 espaçamentos, então faremos um pattern de 63 cortes.
Vamos criar um sketch usando o plano da borda superior do cilindro:
Fazer uma extrusão cortando todo o cilindro:
Esquecemos de um ajuste!
Criamos a regra mas não a aplicamos! A espessura da chapa ainda está com 1mm:
Para mudar a regra, clique no ícone junto ao item Rules no Browser e selecione a regra Lustre 5 mm:
Agora podemos finalizar o modelo com um pattern de 63 cópias da Feature do corte: