Dicas de Sketch no Fusion 360 – Dicas #10

Neste vídeo vamos ver 7 dicas e boas práticas sobre o Sketch do Fusion 360.

1. Tecla “S”

Ao teclar “S” (Search), o Fusion 360 abre uma pequena caixa de diálogo para pesquisar comandos e com alguns ícones fixados que você pode customizar.

Veja que a caixa de diálogo tem ícones diferentes em cada ambiente e é assim em todos os workspaces, ela se adapta a todos os contextos de trabalho.


Você pode pesquisar por um comando e, se quiser, fixar o ícone na caixa de diálogo.

É um recurso que pode trazer agilidade ao criar um sketch.

2. Primeiro Constraints depois Dimensões:

Quando criamos um sketch não precisamos desenhar a forma exatamente como ela é. Nós desenhamos a forma aproximada e depois a definimos com constraints (restrições) e dimensões.

Uma maneira de facilitar a definição de um sketch é primeiro aplicar as constraints (restrições) e depois as dimensões.

Alguns autores dizem que não é obrigatoriamente necessário definir (restringir) totalmente um sketch. Eu sou da opinião de que sempre que possível os sketches devem ser totalmente definidos, principalmente em projetos nos quais a precisão seja importante, como em projetos mecânicos. Em projetos nos quais a precisão das dimensões não seja importante, os sketches podem ser feitos sem serem definidos totalmente.

3. Dimension as You Go – Dimensionamento Enquanto Desenha

Na dica anterior, dissemos que não é necessário desenhar o sketch nas medidas e formas corretas, mas em alguns casos, desenhar o sketch nas medidas corretas pode ser importante.

Se necessário, você sempre pode dimensionar a geometria enquanto desenha.

4. Redefine Sketch Plane

Algumas vezes é necessário alterar o plano em qual um sketch foi criado.

Neste exemplo, o sketch foi executado em um plano e o rebaixo que deveria ser executado na face mais à frente.



Para escolher um novo plano para um sketch já existente, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do sketch no Browser ou na Time Line e clique em “Redefine sketch plane”, em seguida clique no plano onde deverá estar o sketch:



Até é possível executar este rebaixo, mas você terá que calcular a distância do sketch até a face e somar com a profundidade do rebaixo (se não for um corte passante).

Porém esta operação tem algumas limitações, ela funciona muito bem quando os planos envolvidos são paralelos e as faces estão voltadas para o mesmo lado e as referências possam ser usadas nos dois planos. Planos não paralelos podem causar problemas com referências e orientação do sketch.

5. Right ou Left Selection

Essa quem já trabalha com o AutoCAD já conhece.

Existe uma diferença quando você seleciona geometria arrastando o cursor da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda.

Quando você seleciona da esquerda para a direita, somente os elementos totalmente dentro da caixa de seleção são selecionados.

Quando a seleção é da direita para a esquerda, são selecionados todos os elementos que tiverem pelo menos um ponto dentro da caixa de seleção.

6. Finalização de Linhas e Segmentos

Há vária maneiras de interromper a criação de uma sequência de segmentos de linhas retas ou uma spline.

  1. Usando a tecla Esc,
  2. Usando o ícone de finalização que aparece próximo ao último ponto criado,
  3. Ou dar um duplo clique ao criar o último ponto.

Se você utilizar a tecla Esc, vai finalizar a criação das linhas e sair do comando, enquanto que nas opções b e c a linha é finalizada mas o comando Line ou Spline continua ativo.

¨7. Botão Direito Para Criar Constraints

Ao selecionar dois ou mais elementos de um sketch e clicar com o botão direito, será aberto um menu com as constraints aplicáveis aos segmentos selecionados.

Por exemplo, se você selecionar dois segmentos de reta, as opções serão: Colinear, MidPoint, Fix/Unfix, Perpendicular, Horizontal/Vertical, Equal.


Se um arco ou círculo e uma reta forem selecionados, as opções serão: Fix/Unfix e Tangent.

Apostilas com o passo-a-passo deste exercício e o modelo utilizado:

Contatos com o Professor Secco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*